segunda-feira, 22 de junho de 2009

Uma Jóia da Coroa no coração de Minas


O que dizem a respeito de Minas Gerais torna-se completamente real no momento em que se pisa na pátria do pão de queijo. Percebe-se pela sua arquitetura imponente de um passado glorioso e dourado mas também pela sua gente na capital. A colonização escravizatória deixou traços, e pode-se observar nas faces que encontramos na rua, seja em Belo Horizonte ou Ouro Preto.

Quando olho para o Brasil nessa imensidão de cores, gostos, costumes e distâncias absurdas fico mesmo impressionado com a simplicidade e solicitude das pessoas em determidos lugares. E também com falta dela em outros lugares.

Participando do Festival de Cenas Curtas do Grupo Galpão, meus colegas e eu a maioria pela primeira vez em solo mineiro aproveitamos para dar um pulinho em Ouro preto. Pudemos ver a graça colonial dourada que guarda ainda hoje um passado de glória pelo ciclo do ouro e dor pela escravidão. Suas ladeiras íngrimes e estreitas entrecortadas por ruelas mais estreitas ainda entre os casarões que foram de contratadores da coroa portuguesa ou comerciantes são hoje cenário de lojas de móveis, artesanatos, chocolaterias, cafés, e restaurantes, movimentando o turismo local. Sem falar nos artesanatos de pedra sabão e vendedores de pedras preciosas que andam na rua a procura de clientes.

O povo, recatado, de olhar tímido mas intenso e sorriso singelo não nega hospitalidade e gentilesas em troca de nada. Pelo simples prazer de ajudar dão informações sobre pontos turísticos e ainda dicas sobres os locais visitados. Praticamente um serviço de guia, gratuitamente. Acolhedor - isso eu digo em todos os sentidos - o povo de minas tem um jeitinho particular de se portar. Uma maneira que eu não saberia explicar. "Oh Minas Gerais, quem te conhece não esquece jamais. Ciche eu sei, mas a mais pura verdade Meu coração fica em parte aqui esperando o dia de retorno à pátria do pão de queijo.

Um comentário:

GraziSchemes Oliveira disse...

"Oh Minhas Gerais, quem te conhece não esquece jamais". É clichê sim, mas também não consigo encontrar algo melhor pra descrever. E convenhamos, você já viu algum arquiteto dizer que odeia Ouro Preto, por exemplo? Simplesmente inesquecível!