terça-feira, 26 de maio de 2009

Limpeza de pele e base, ou um texto do Caio.


Hoje sem muita inspiração ou apenas com preguiça de pensar e escrever sobre coisas que já foram escritas ou proferidas por outras pessoas decidi postar um texto que acredito ser bem propício para o dia de hoje. Porque hoje, bom, hoje tentei ver um filme, tentei ler um livro, tentei estudar, tentei conversar, e só o que consegui foi limpar a casa, na esperança de que a limpeza trouxesse algum movimento interessante para mim. Imediatismos À parte, hoje especificamente eu fui falho em todas as tentativas de enxergar o lado bom.
E alguma coisa me deixa inquieto, me deixa arredio e pronto para responder prontamente com grosseirias a quem quer que me de bom dia! Mas eu sufoco. Eu mantenho o monstro guardado porque se ele sair pode ser perigoso até mesmo para mim. E nesses dias cinzentos de caos urbano eu me isolo. Me isolo de mim mesmo pretendendo fingir ser outro ou que minha presença seja ignorada por mim mesmo. Mas nunca isso é possivel. Sinto falta do irrecuperável, sinto falta do irrefútável. Eu sinto falta de mim mesmo ou... de um pedaço de mim que deixei partir e não me quer mais.

Não há limpeza de pele que resista às influências internas do organismo. E nesse caos urbano, tudo que se deseja é uma pele sem poros aparentes, sem espinhas ou manchas causadas pela exposição excessiva ao sol. VocÊ pode limpar sua casa, jogar fora o lixo que transborda, deixaro chão brilhando e o ambiente cheiroso. Mas por dentro continua tudo igual. Então sorriso no rosto e um ar agradávél, afinal de contas ninguém tem nada a ver com seus problemas babe.

Bom...é isso.



O dia em que Júpiter encontrou Saturno

- Quando a noite chegar cedo e a neve cobrir as ruas, ficarei o dia inteiro na cama pensando em dormir com você.
- Quando estiver muito quente, me dará uma moleza de balançar devagarinho na rede pensando em dormir com você.
- Vou te escrever carta e não mandar.
- Vou tentar recompor teu rosto sem conseguir.
- Vou ver Júpiter e me lembrar de você.
- Vou ver Saturno e me lembrar de você.
- Daqui a vinte anos voltarão a se encontrar.
- O tempo não existe.
- O tempo existe, sim, e devora.
- Vou procurar teu cheiro no corpo de outra mulher. Sem encontrar, porque terei esquecido. Alfazema?
- Alecrim. Quando eu olhar a noite enorme do Equador, pensarei se tudo isso foi um encontro ou uma despedida.
- E que uma palavra ou um gesto, seu ou meu, seria suficiente para modificar nossos roteiros.
(Silêncio)

Caio Fernando de Abreu

2 comentários:

Anônimo disse...

talvez porque a principal limpeza esteja em nos limpar, nos livrar de alguns conceitos,algumas estruturas ja fixas e fazer assim que algum gesto ou palavra tenha realmente a força e o sentido de mudar um caminho e transformar uma vida, caso contrário, não existe faxina que mude um dia cinza.

Anônimo disse...

POSSO FAZER UM COMENTARIO?
BOM... SEI LÁ NEH. SOH DE OBSERVAR, É IMPOSSIVEL NAO PERCEBER A PESSOA QUE VOCE É.
INFELIZ DAQUELE QUE JA TEVE O TEU CARINHO, TEU AMOR E NAO HOJE NAO DEU VALOR... MISERAVEL DAQUELE QUE DESPERDIÇOU QUALQUER GESTO TEU, PARTINDO E DEIXANDO VOCE TER ESSA "SOLIDAO", SIM "SOLIDAO". SOZINHO VOCE SABE QUE NAO ESTÁ!
QUANDO AS VEZES FAZEMOS RENUNCIAS AOS NOSSOS PRINCIPIOS SABEMOS QUE PARTIMOS EM DIREÇAO CERTA AO ERRO, MAS ERRO ESSE QUE NOS TRAZ UM CERTO PRAZER... PALAVRAS SUSSURRADAS... PALAVRAS DE MAGOA! ESTAR OU NAO COM VOCE AMA, NAO SIGNIFICA ESTAR SOZINHO, POIS TEMOS VARIOS AMORES E UM SÓ NUNCA É O SUFICIENTE.
APAIXONE-SE POR TI MESMO... OLHE PARA O LADO E VEJA QUANTOS AMORES LHE SAO OFERECIDOS TODOS OS DIAS... EM VARIOS LUGARES E EM MUITAS HORAS E TAMBEM POR MUITAS HORAS! DE FORA AS VEZES NINGUEM TEM CORAGEM DE TE FALAR CARA A CARA QUE TE QUER, MAS NA SINCERIDADE DE UM OLHAR VOCE PERCEBER UM "NOVO FUTURO" E MUITA FELICIDADE... UM BEIJO E UM ABRAÇO E ATÉ BREVE, POR AE OU POR AKI.