quarta-feira, 9 de julho de 2008
Les flâneurs.
Bom, nessa primeira postagem escolhi um tema talvez conhecido por todos mas esquecido por vontade própria pela maioria.
Dia desses andando pelo shopping depois comer um Mac Donald'S bem gorduroso e tomar uma Coca Cola, ligth por que a "normal" engorda, me deparei fazendo o que muitos fazem: andar sem rumo pelo "centro comercial" com cerca de dez mil coisas desnecessárias e imprescindíveis que podem ficar eternamente adiadas, perambular com inteligência. A esse ato denomina-se Flanar, que vêm do francês, surgiu se não me engano na década de 20 ou 40 "flâneur". Andando, olhando vitrines desenteressadamente não querendo comprar absolutamente nada, apenas para fazer a digestão.
Depois de muito andar eu comecei a me questionar: " Por que nós, seres dotados de inteligência não nos damos conta???" . Por que não reparamos que nada é voluntário, por que se fizemos alguma escolha realmente importante nessa vida de meu deus é por que outros o quiseram. Comecei a reparar - e claro que ler Durkheim me ajudou muito nisso- que nada ou quase nada vem de maneira direta e voluntária. Tudo que compramos, ingerimos (e a isso inclua-se drogas ilegais ou legais) tudo é pensado por alguém que manipula as informações de maneira que pensemos ser nossa a vontade de tomar uma coca ligth porque a normal engorda.
Ou seja, a calça colcci que vc comprou, o Mac chiken (feito com 100% carne de aves finamente selecionadas e mortas no seu habitat natural, sem Hormônios) ou o filme que vc viu no cinema foi previamente selecionado por alguém.
As cosias acontecem como correntes, como ondas, formas de pensar que são difundidas e tornadas "aceitáveis" perante a maioria dominante da sociedade.
Finalizando acho que há um ponto positivo nisso tudo de não termos o controle absoluto nem sobre nossas próprias escolhas: Pelo menos alguém pensa nisso. Façamos, vamos flanar!!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
auuu!!!
flanar tb pode ser -- uma caçadinha pelo shopp-ing, não?!!
huahuahua...
e os alvos das "caçadas" tb são "colocados" diante de nossos olhos libertinos por alguma mente diabólica?!!
adorei flanar pelo seu texto, que este primeiro seja o primeiro de muitos.
sucesso!!!
BETTO__escritor de contos
www.escritordecontosblog.blogspot.com
sistema fodido né. e nenhum "artista" escapa disso também. ninguém. o único controle que temos em mão é o controle remoto, se muito.
Postar um comentário